quarta-feira, outubro 18, 2006

Anexação: alguém me explica porque é que quase metade dos espanhóis acha que isto é boa ideia?

«São mais os espanhóis do que os portugueses que veriam com bons olhos uma eventual união entre os dois países vizinhos. Quase metade dos espanhóis contra pouco mais de um quarto dos portugueses.

Uma sondagem publicada ontem pela revista espanhola Tiempo revela que 45,6 por cento dos espanhóis são favoráveis à fusão. Destes, a maioria (43,4 por cento) defende que o novo país deve ter um velho nome - Espanha -, ao passo que 39,4 por cento chamar-lhe-iam Ibéria; e a esmagadora maioria (80 por cento) defende que a capital deve manter-se em Madrid, contra apenas 3,3 por cento que favorecem Lisboa.

Cerca de metade dos inquiridos defende a manutenção do actual regime monárquico espanhol contra 30,2 por cento favorável a uma República.

A sondagem revela que o apoio à união entre os dois países é particularmente elevada entre a população mais jovem, dos 18 aos 24 anos, com mais de metade (50,8 por cento) a mostrar-se favorável a essa opção.

Esta sondagem surge poucas semanas depois de uma visita presidencial de Cavaco Silva a Espanha e de uma sondagem publicada pelo semanário português Sol que indicava que 28 por cento dos portugueses são a favor de uma integração de Portugal e Espanha num único Estado.

Esta revelação teve, porventura, mais eco do outro lado da fronteira do que cá, suscitando artigos de opinião na imprensa espanhola e até uma reportagem no telejornal da TVE sobre como as tabuletas comerciais (em português) teriam de ser alteradas (para castelhano), se tal fusão se concretizasse...

Para ilustrar uma hipotética união ibérica, a revista Tiempo publica uma reportagem realizada nas aldeias vizinhas de Rionor de Bragança (Portugal) e Rihinor de Castilla (Espanha), separadas apenas por um rio.» - notícia publicada no Público (versão digital).


Mas expliquem-me assim como se eu fosse muito pequenina qual foi o racíocinio? É só porque já tentámos isto antes durante 60 anos e... que bem isso correu aos dois países... não foi?

2 comentários:

Sandra disse...

o mais tardar no próximo fim de semana

Alexandre Carvalho disse...

Os bascos querem-se ir embora, os catalães também, os galegos querem no mínimo mudar-se para a casa ao lado e os andaluzes qualquer dia emancipam-se e começam a falar. A Espanha hoje assemelha-se a uma casa onde onde o Antigo Reino de Leão e Castela é o progenitor, e o resto dos filhos (=reinos) vão saindo de casa à medida que crescem. Quando assim é, Castela sente-se abandonada pelos filhos, e sobretudo, solitária. Daí que tenha algum fascínio pelo vizinho do lado que há tanto tempo o vê do outro lado da porta...