quinta-feira, março 22, 2007

É hoje

O que é a água?

Já todos bebemos água e já a utilizamos para as mais variadas necessidades em infindáveis momentos da nossa vida.

Mas, afinal qual é a composição deste líquido que dá vida a todo o planeta terra? A água é formada por dois átomos de hidrogénio (H2) e por um átomo de oxigénio (O), formando assim, a molécula H2O.

Sem a água nenhuma espécie vegetal ou animal, incluindo o homem, poderia sobreviver. Cerca de 70% da nossa alimentação e do nosso próprio corpo são constituídos por água.

Os oceanos, os mares, os polos, a neve, os lagos e os rios cobrem aproximadamente dois terços da superfície da Terra. Calcula-se que o seu volume total ascenda aos 1,42 bilhões de km3, sendo a grande maioria (95,1%) distribuída pelas águas salgadas dos mares e oceanos. Os 4,9% restantes representam a água doce, que por sua vez está distribuída entre as zonas polares, que abarcam 97% desse precioso volume e a água na forma líquida, disponível para o nosso uso, cujo volume é estimado em pouco mais de 2 milhões de km3. Assim, 99,9% das águas do nosso planeta são águas salgadas ou permanentemente congeladas.


Sem água não existia vida

Não podemos negar que a água é imprescindível à nossa vida. Teorias científicas, que trabalham na tentativa de descobrir a origem da vida no planeta Terra, atestam que ela teve início na água.

A água participa na protecção do embrião antes do nascimento e continua a actuar por toda a vida na manutenção da temperatura do corpo, no funcionamento das glândulas, na digestão, na lubrificação das articulações e tantas outras funções. 90% do corpo de um recém-nascido é formado por água.

A água é imprescindível ao nosso corpo. Uma vez desidratado ele sofre o fenómeno do envelhecimento. Também para a alimentação, a água é também um elemento essencial. Nos vegetais, assim como em todos alimentos com minerais, a sua composição é dissolvida e distribuída a partir da água.

Utilizamos a água todos os dias, em inúmeros momentos, não só na alimentação e higiene pessoal, como para tantas e mais variadas outras coisas. Um bom exemplo é a hidro-eléctrica, isto é, a água faz girar uma hélice que, aliada a outros factores, cria a energia eléctrica que vai para as nossas casas.

Infelizmente, também existem algumas pessoas que pensam que a água, no caso os rios, lagoas e mar, são lixeiras e utilizam-nos como caixote do lixo. A água é assim, um bem que assume uma grande importância nas nossas vidas, sem a qual não podemos viver. A nossa colaboração é preciosa para que ela nunca falte. Ninguém jamais pode esquecer isto: ÁGUA É VIDA !!!



Sabias que...

  • ... em média uma pessoa bebe cerca de 60 mil litros de água durante toda a vida?

  • ... uma pessoa gasta cerca de 250 litros de água por dia?

  • ... o ciclo da água já não é suficiente para purificar naturalmente a água que o homem polui?

  • ... uma caixa onde está a água deve ser limpa três vezes por ano?

  • ... 70 % da superfície da terra está a ser ocupada pela água?

  • ... a maior parte (69,6%) de água doce está nos glaciares e no gelo?

  • ... que muitas, muitas crianças morrem todos os anos por causa da água não tratada ou água poluída?

  • ... cada português gasta em media 100 litros de água por dia?

  • ... a água contaminada provoca doenças muito graves?

  • ... para fazer 1 quilo de pão , gastam-se, da plantação de trigo à padaria mil litros de água?

  • ... hoje, morrem 10 milhões de pessoas por ano (metade com menos de 18 anos) por causa de doenças que não existiriam se a água fosse tratada?
A água no Mundo

O número de pessoas no mundo está a aumentar embora a quantidade de água disponível por pessoa esteja a diminuir.

A questão em torno da limitação da água é debatida internacionalmente e começa mesmo a ser motivo de discórdia entre alguns países. O Banco Mundial relatou, em 1995, que "as guerras do próximo século serão por causa de água, não por causa do petróleo ou política".

Muitos países do mundo sofrem com a falta da água. Para aumentar a disponibilidade de água, pensa-se no aproveitamento das geleiras ou na dessalinização da água do mar. Mas essas técnicas são muito caras e ainda inviáveis.

Por causa da diferença de precipitações e da variedade de lugares no mundo, existem regiões com pouca água. Também dentro dos continentes há uma grande diferença na oferta da água entre as várias regiões.


Tempo de Decomposição de materiais usualmente atirados para os rios, lagos e mar.


Papel - de 3 a 6 meses

Material com fibras - mais de 30 anos

Pano - de 6 meses a um ano

Plástico - mais de 100 anos

Filtro do Cigarro - 5 anos

Metal - mais de 100 anos

Pastilhas elásticas - 5 anos

Borracha – tempo indeterminado

Madeira pintada - 13 anos

Vidro - 1 milhão de anos

1 comentário:

Ilka disse...

Uma das razões pelas quais te admiro! És uma pessoa consciente e preocupada com o mundo (no seu todo!!)!