domingo, junho 11, 2006

Respirar é importante para mim, sinto falta de poder fazê-lo pelo nariz...

«Constipação:

A constipação comum é uma infecção viral que provoca inflamação das membranas mucosas do nariz, garganta e brônquios. Existem cerca de 200 tipos diferentes de vírus que causam os sintomas da constipação comum. Entre os sintomas incluem-se dor de garganta, espirros [intermináveis], lacrimejo, dores de cabeça, nariz entupido, tosse, cansaço e pode desencadear dor nos seios perinasais.

A constipação é uma das doenças mais comuns no mundo e não existe cura conhecida. Podem tratar-se apenas os sintomas, não o vírus que os causa. Em média, uma pessoa pode apanhar duas a cinco constipações por ano.

As verdadeiras causas de 30 a 50% das constipações do adulto, que se presume serem virais, não chegam a ser identificadas. Os mesmos vírus que provocam constipações nos adultos parecem também causá-las nas crianças. Não é no entanto clara a importância relativa dos diversos vírus nas constipações das crianças, devido à dificuldade em isolar a causa precisa dos sintomas em estudos de crianças com constipações.

Será que o tempo frio causa uma constipação?
Embora muitas pessoas estejam convencidas que uma constipação resulta de exposição ao frio ou de sofrerem um arrefecimento ou aquecimento, os investigadores americanos do NIAID ("National Institute of Allergy and Infectious Diseases") verificaram que estas situações têm pouco ou nenhum efeito no aparecimento ou agravamento duma constipação. Também factores como o exercício, dieta, ou aumento das amígdalas ou dos adenóides parecem não contribuir para o aumento da susceptibilidade às constipações.

Por outro lado, a investigação sugere que o stress psicológico, as doenças alérgicas afectando as cavidades nasais ou a faringe (garganta) e os ciclos menstruais podem ter impacto no aumento da susceptibilidade do indivíduo às constipações.


As constipações e a gripe são geralmente adquiridas pela inalação do vírus a partir de gotículas aéreas que se produzem quando alguém que está infectado, espirra ou tosse. Assim que o vírus tenha sido inalado, o sistema imunitário do organismo reconhece o vírus como um "intruso". O papel do sistema imunitário é proteger o seu corpo de "intrusos" como os vírus da constipação ou da gripe, e o nosso organismo dispõe duma série de defesas para ajudar eficazmente nessa função.

A primeira linha de defesa é o revestimento mucoso das cavidades nasais e da garganta. Tal permite aprisionar os "intrusos" antes de estes entrarem na circulação sanguínea do organismo e possibilita a sua remoção através da tosse ou do espirro.

A segunda linha de defesa ocorre quando o vírus já conseguiu acesso ao sistema sanguíneo corporal. Há dois tipos principais de células do sangue no organismo, ou seja, os glóbulos vermelhos que transportam oxigénio às diversas partes do corpo e os glóbulos brancos que aí se encontram para defender o corpo contra as infecções.

Quando o seu corpo reconhece que está infectado com um vírus, envia glóbulos brancos para o local da infecção, para matar os vírus e proteger o organismo. É da actividade destes glóbulos brancos, combatendo contra os vírus "invasores", que resultam alguns dos sintomas da constipação e da gripe.»

sem O2 suficiente para me lembrar de onde copiei isto

1 comentário:

Sandra disse...

A culpa é da Marília!!!!!!!!! ela é sempre a primeira a constipar-se.